São Paulo – Empresários do Equador e do Amazonas estiveram reunidos nos últimos dias 27 28 e 29 de outubro em Manaus na primeira Rodada de Negócios organizada pelo ProEcuador (o Instituto de Promoção Comercial e Atração de Investimentos do Equador em São Paulo) com o apoio da Fecomércio do Amazonas.
Dirigentes de quatro empresas do Equador de diferentes setores da indústria e da logística (Aglomerados Cotopaxi, Danec, Induacero e Amazon Service) participaram das reuniões na capital amazonense com o propósito de aumentar as relações comerciais entre Equador e o Brasil.
Nesse evento, o objetivo foi aproveitar as oportunidades apresentadas pelos rios Negro e Amazonas, na cidade de Manaus, onde toda ou a maioria do comércio é feito nessa rota . Do lado do Equador o rio que chega até o Amazonas e o rio Napo, após passar pelo Perú . Durante a Rodada de Negócios, os empresários concluíram que as empresas equatorianas depois de fechar as suas negociações poderão utilizar a via fluvial para o transporte e a posterior comercialização de seus produtos.
Para o ProEcuador, é importante descentralizar os importadores tradicionais, e a percepção é de que a cidade de Manaus, por ser uma zona de livre comercio e polo industrial do Amazonas, tem um potencial significativo para as exportações de produtos manufaturados. Assim Manaus passaria a ser um mercado complementar para as exportações equatorianas já feitas para o Brasil através do porto de Santos, em São Paulo ou pelo porto de Rio de Janeiro para os importadores brasileiros do Sul do país.
Durante a Rodada de Negócios, os empresários equatorianos participaram de negociações com seus homólogos brasileiros e tiveram a oportunidade de apresentar as suas ofertas de exportação com amostras e preços referencias sejam FOB ou CIF para seus colegas brasileiros.
Os empresários de Manaus encontraram nos produtos de Equador qualidade superior e preço competitivo e embora os custos logísticos tenham sido estimados, as importações dos produtos equatorianos tornaram-se atraentes e sua importação foi considerada factível pelas empresas brasileiras.
As estimativas dos negócios concretizados durante a Rodada de Negócios chegou ao um montante em torno de US$ 1 milhão, considerado um valor importante pelos empresários equatorianos participantes do evento. Também foram identificadas novas oportunidades de negócios que podem ser concretizadas nos próximos meses e dentro de um período de até um ano.
Dessa forma, a expectativa é de que o evento realizado em Manaus contribua para o fortalecimento do comércio entre os dois países, gerando um maior interesse dos empresários amazonenses em importar os produtos equatorianos.
Visita aos portos de Manaus
Após a realização da Rodada de Negócios, os empresários equatorianos visitaram os portos de Chibatão e de Super Terminais, ambos localizados na cidade de Manaus. Em Chibatão, os empresários ouviram uma explanação do Sr. Jhony Fidelis (Diretor Comercial) que apresentou dados técnicos e operacionais do porto e expressou o interesse em que as exportações equatorianas através do rio Napo, no Equador, possam chegar ao Porto Chibatão, que e considerado o maior porto fluvial da América Latina .
Além de Chibatão, os empresários equatorianos visitaram o porto de Super Terminais outro porto privado, responsável pelas importações de matérias-primas para o Polo Industrial de Manaus (PIM). O Diretor-Geral do porto de Super Terminais, Sr. Bruno de Boer Waskow apresentou as características dos portos do rio em comparação com os portos de mar e ressaltou as diferenças entre os dois tipo de portos, de modo a permitir aos empresários conhecer os benefícios de despachar suas cargas por essa rota.
Durante a permanência em Manaus, os empresários do Equador aproveitaram para visitar a empresa Bertolini, de logística e construção de navios e barcaças. No encontro, o representante da empresa, confirmou que os navios usados para o serviço de carga no rio não são os mesmos utilizados para o transporte por via marítima, lembrando que as barcaças têm que ter uma construção diferenciada pelas dimensões dos rios e pelas características específicas dos portos.
Ele lembrou ainda que a empresa Bertolini também se encarrega da construção dos navios utilizados para empurrar as barcaças e que a empresa está com toda sua capacidade de produção comprometida até o ano de 2016. Isto, segundo ele, mostra a importância do comercio da cidade e o mercado potencial que tem para os produtos do Equador
Com a visita às instalações portuárias amazonenses, os empresários equatorianos se capacitaram a determinar como suas cargas devem ser despachadas a partir do rio Napo no Equador até o porto de Manaus, bem como estimar o tempo de chegada ao destino final, prazo consideravelmente inferior àquele que seria gasto caso se optasse pelo transporte por via maritime.
Segundo o diretor do ProEcuador em São Paulo, Alexis Villamar, “a Rodada de Negócios entre empresários do Equador e do Estado do Amazonas, somada às visitas às empresas de logística e portos na cidade de Manaus foi realizada com êxito e uma segunda Rodada deverá ser realizada em 2015 envolvendo a participação de empresas do setor de alimentos. Com isso, estamos seguros de que os portos de Manaus passarão a receber um volume expressivo de cargas procedentes do Equador”.
Fonte: ProEcuador