Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre as novas placas do Mercosul e tire suas dúvidas

0

São Paulo -Desde 2019, já temos carros rodando com um novo padrão de placas, o chamado sistema Mercosul, que visa identificar qualquer veículo licenciado em território do Mercado Comum do Sul, que inclui Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. O projeto foi aprovado em 2014 e é bem fácil de identificar essas placas, pois elas possuem uma tarja azul na parte superior, com a identificação do país daquele veículo. O padrão de letras e números também foi alterado, sendo agora uma série de quatro letras e três números.

Desde que entrou em vigor, muitos mitos circulam a respeito dessas novas placas, então confira o que é realmente verdade e o que não passa de lenda urbana.

O emplacamento das placas Mercosul é mais caro

MITO. O preço varia de acordo com o padrão de cada estado ou cidade, mas ainda é o mesmo do emplacamento tradicional. Na capital de São Paulo, por exemplo, o valor fica em torno de R$ 138, que já é tabelado para qualquer tipo de placa.

Em caso de venda do veículo, não é mais necessário trocar a placa

VERDADE. A identificação das placas Mercosul se limita exclusivamente ao país de origem do veículo; então, ao comprar um carro que vem de outro estado ou cidade, não é mais necessário mudar a placa com a nova localização. Tudo que será preciso fazer é atualizar as informações de domicílio com o Detran – essas que ficam disponíveis em um QR Code impresso na própria placa.

É obrigatório que todos os veículos adquiram uma placa Mercosul

MITO. De acordo com a Resolução 780/90 do Contran, as placas Mercosul só são obrigatórias em veículos novos, com zero quilometragem. Isso significa que qualquer pessoa que já tem um carro não será obrigada a fazer essa troca, mas ainda pode optar em fazê-la, se assim desejar.

Agora é possível escolher a combinação de letras e números da placa

VERDADE. Porém isso não significa que você pode escrever o que quiser na sua placa Mercosul – apenas que será disponibilizada uma lista de combinações diferentes e será possível escolher qual lhe agrada mais. Tudo é gerado aleatoriamente dentro das combinações disponíveis, e não é possível personalizar esse aspecto de nenhuma forma.

(*) Com informações da Conversion

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta