Curitiba – O Sebrae realiza nesta terça-feira (5), em Montevidéu, um seminário para discutir a cooperação entre as instituições de apoio às micro e pequenas empresas na América Latina e Caribe. O seminário, que começa às 9 horas e terá duração de quatro horas, será na sede do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu) e acontece um dia antes da abertura oficial do Fórum Interamericano da Microempresa, Foromic 2010, organizado pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Representantes do Sebrae e de entidades internacionais participam do seminário organizado para identificar, analisar e refletir sobre os desafios da ação colaborativa, complementar e estratégica, de instituições de apoio aos pequenos negócios na região. O objetivo do Sebrae é fortalecer ações de internacionalização e integração produtiva por meio do fomento à produtividade e à competitividade.
O Seminário Desafios de Cooperação das Instituições de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na América Latina e Caribe terá dois painéis: Cenário Regional e Perspectivas Regionais. No primeiro, serão apresentados desafios e características das instituições de apoio, em função de contextos histórico e econômico; no segundo, será feita uma reflexão sobre iniciativas e soluções implantadas ou em processo de implantação na região.
Carlos Alberto do Santos, diretor técnico do Sebrae, abre as discussões com os desafios e oportunidades da integração regional. Durante sua conferência, o diretor do Sebrae abordará o papel das instituições de apoio às micro e pequenas empresas. Na sequência da programação, o consultor do BID Pablo Angelelli, apresentará versão atualizada de um estudo realizado em 2006 e que mediu as capacidades institucionais das entidades de apoio.
A representante da Cooperação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina, Moira Paz Estenssoro, também participa do seminário em Montevidéu e seu tema será integração e sustentabilidade para o desenvolvimento regional. O gerente de Assuntos Internacionais do Sebrae, Vinícius Lages, o secretário da Pequena e Média Empresa da Argentina (Sepyme), Horacio Roura, e um representante do Serviço de Cooperação Técnica (Sercotec) do Chile apresentarão iniciativas de cooperação do Cone Sul.
A diretora-executiva do Centro Regional para a Promoção da Micro e Pequena Empresa na América Central (Cenpromype), Ingrid Figueroa, apresentará, durante o seminário, iniciativas de cooperação centro-americanas. Os representantes do BID Uruguai, Gerardo Martínez, e do BID, Ismael Giglio, falarão sobre algumas iniciativas regionais e parcerias como a do Sebrae, BID e Fumin.
Projetos internacionais
Na tarde de terça-feira (5), o Sebrae promove, também nas instalações do Latu, mesas-redondas abertas ao público, com representantes do Sistema Sebrae e de entidades internacionais responsáveis pela execução de parcerias na América Latina. Em pauta, três iniciativas do Sebrae e de entidades parceiras em países latino-americanos: Projeto Mato Grosso do Sul Sem Fronteiras; Projeto Sistema Regional de Informação e Aprendizagem para o Desenho de Políticas Públicas de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa; e Sebrae CDT – AL – Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina.
Mato Grosso do Sul Sem Fronteiras é uma parceria entre Sebrae, BID/Fumin e GTZ – Cooperação Técnica Alemã. O projeto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável e integrado dos territórios, na fronteira Brasil, Paraguai e Bolívia. Dentre as ações previstas estão a realização de estudos e pesquisas com foco na gestão estratégica da informação; capacitação das equipes técnicas das instituições locais; fortalecimento das instâncias binacionais de coordenação dos territórios; e a estruturação de redes de empresas.
O Sebrae, em conjunto com o Sercotec chileno e a Sepyme argentina, é responsável pela implementação do Projeto Sistema Regional de Informação e Aprendizagem. A proposta nasceu de um estudo sobre o segmento realizado pelo BID em 2006. O estudo identificou a necessidade de se investir na construção de um sistema que reunisse um banco de dados, informações e boas práticas em relação às micro, pequenas e médias empresas capaz de contribuir para a proposição de políticas públicas para esse segmento.
O Sebrae CDT-AL está localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, e foi idealizado para gerar e ampliar a integração produtiva e a cooperação interinstitucional transfronteiriça entre organizações de apoio às micro e pequenas empresas do Mercosul e América Latina. Suas principais ações são o desenvolvimento de redes de relações interinstitucionais transfronteriças; geração, adaptação, desenvolvimento e transferência de tecnologias para atuação transfronteriça; capacitação de técnicos, empreendedores, empresários, multiplicadores e gestores públicos e privados para atuação em ambientes de fronteira e transfronteriços.
Mais informações sobre o Foromic 2010 podem ser obtidas no http://events.iadb.org/calendar/eventDetail.aspx?lang=en&id=1779 .
Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná