Senior Sistemas apresenta 5 motivos para inserir inovações tecnológicas no agronegócio

0

São Paulo – Inovações tecnológicas sempre estiveram presentes no agronegócio, principalmente nas áreas de implementos, insumos, máquinas e algumas vezes até na produção. Porém, por muito tempo o setor continuou distante das soluções tecnológicas de gestão e controle, que impactam diretamente na redução de custos e aumento de lucro do negócio. Pensando nisso, Graciele Lima, Head de agronegócio, da Senior Sistemas, empresa especialista quando o assunto é melhorar a rentabilidade e performance do comércio de produtos agrícolas, listou alguns motivos que tornam cruciais a adoção dessas tecnologias.

Cerca de 5 milhões de agricultores, entre pequenos e grandes, movimentam a economia brasileira. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o agronegócio alcançou participação de 27,4% no PIB de 2021, maior alcance desde 2004 (quando foi de 27,53%). Com base nesses números, e acompanhando pesquisas de mercado que revelam um alto índice de produtores rurais usando a internet para se atualizar (cerca de 74%), a Senior Sistemas, empresa referência no mercado de Gestão Empresarial, destaca que muito desse resultado pode ser explicado pela crescente na introdução de soluções tecnológicas de gestão e controle.

Os processos tecnológicos de automatização são conhecidos por atuarem em diversos setores empresariais, proporcionando maior lucratividade e redução nos custos e desperdícios. No agronegócio isso não é diferente! As inovações assumem papéis importantes, como melhorar a comunicação entre agricultores, técnicos, cooperativas e/ou agroindústrias; além de permitir gerir processos de logística, como escassez de espaço, necessidade de interação entre as pessoas, períodos de sazonalidade, e agendamento de cargas.

Para impulsionar negócios também na cadeia agrícola, a Senior vem desenvolvendo soluções que auxiliam as empresas do agronegócio e o produtor a superar os desafios do segmento, dentre elas destacamos Gestão de Pátio, Gestão de Fretes e Frotas, Gestão de Armazenagem, Gestão de Pessoas e Segurança. Isso tudo conectado a uma ferramenta de gestão e controle especialista que é o ERP Senior. E ainda preocupada em levar informação ao produtor, desenvolveu o chamado APP do Produtor Rural*, uma aplicação mobile que permite maior transparência entre as empresas do agronegócio e os produtores rurais.

Os principais pontos potencializados pelas soluções Senior são: logística automatizada.

Abaixo, Graciele mostra o quão importante é cada uma das etapas para o sucesso do agronegócio!

Logística Inteligente

Como potência econômica nacional, e com produções em grande escala, o Brasil precisa investir cada vez mais em processos de armazenagem e transporte. Afinal, a grande maioria dos produtos do setor possuem perecibilidade e fragilidade, o que torna extrema a necessidade de processos ágeis para manter a qualidade da mercadoria.

“A falta de uma logística inteligente ocasiona perdas, desperdícios e, consequentemente, prejuízos”, comenta Graciele. A especialista ainda destaca que não ter um planejamento eficiente de armazenagem e transporte acarreta custos extras. Gasta-se mais com combustível, e até mesmo com a frota, que fica mais suscetível a riscos, até mesmo perdas de boas oportunidades comerciais.

Conexão Eficiente

Investir em tecnologia para uma comunicação efetiva entre compradores e agricultores é essencial para um bom andamento do negócio. Ter acesso à internet, mesmo nas áreas mais distantes é o mínimo.

Atualmente, o produtor rural já tem consciência que pode ir além, por exemplo investindo em aplicativos que agregam gestão de relacionamento. Umas das alternativas disponíveis no mercado para isso é o App do Produtor Rural, que permite acesso à plataforma Senior X. Nela, é possível fidelizar clientes, fazer gestão de mensagens, avaliar o engajamento dos produtores, e compartilhar conteúdos de interesse.

Redução de Custos

Uma das grandes preocupações dos produtores rurais é reduzir custos, eliminar desperdícios e otimizar processos que possam melhorar a produtividade do negócio. E a tecnologia pode ser uma grande aliada nesta questão. “Se você tem um sistema que permite a coleta de dados e informações em tempo real, você consegue avaliar fatores determinantes para a redução no índice de erros e aumento na eficiência e agilidade nas tomadas de decisões”, comenta Graciele.

Segundo a profissional, existem diversos fatores que podem impactar a lucratividade do negócio, como insumos com data de validade vencida, que ficam parados no estoque, planejamento de logística ineficiente, falta de controle da gestão de maquinários e outros. Estes pontos podem ser facilmente resolvidos quando as ferramentas certas são utilizadas. “Um sistema desenvolvido para isso, dará uma visão mais ampliada ao agricultor ou empresa do segmento, direcionando os ajustes que precisam ser feitos no negócio”.

Controle de Processos

Outro ponto importante em qualquer tipo de operação é o controle de todos os processos que envolvem o negócio. “Todos os pontos estão interligados e quando se tem a visão disso em uma plataforma única é possível identificar mais rápido possíveis falhas ou intensificar o que está dando certo. Quando desenvolvemos nossas soluções, trouxemos ferramentas que oferecessem esse controle, justamente focando na economia e segurança do negócio”, ressalta.

Uma grande cooperativa que utiliza o App do Produtor Rural, por exemplo, geralmente tem em seu portfólio vários negócios, como agropecuárias, supermercados e postos de combustíveis. Um exemplo de rotina é: o produtor rural realiza compras de insumos na agropecuária, alimentando assim o contas a pagar, na sequência, faz uma entrega de grãos em uma unidade de recebimento da empresa.

Automaticamente ele recebe uma notificação em seu smartphone que a carga foi entregue, acessa o APP e já na tela inicial tem um resumo das suas movimentações, podendo aumentar o nível de detalhe de cada informação, como a quantidade de sacas entregues e safra, o seu saldo financeiro e a cotação atualizada das comodities. Tudo isso sem ligações telefônicas ou deslocamentos, gerando economia e segurança no processo.

Gestão Automatizada

O papel e a caneta já não fazem mais parte do dia a dia do agronegócio! Processos que costumavam ser manuais, como o acompanhamento de colheitas, produção, gastos e lucros foram automatizados para melhorar a performance do negócio.

“Tudo agora está na palma da mão e pode ser carregado para qualquer lugar. É um facilitador tanto para produtores rurais quanto para gestores empresariais. Quem não automatizar os negócios ficará para trás. É preciso, de uma vez por todas, encarar a tecnologia como uma aliada para melhorar o desempenho de empresas do setor, impactando diretamente nos lucros”, finaliza.

(*) Com informações da Senior Sistemas

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta