Sesc São Paulo participa de evento online promovido pela Organização Internacional de Turismo Social

0

São Paulo – A Organização Internacional de Turismo Social – ISTO/OITS, da qual o Sesc São Paulo é membro desde 1980, promoverá, entre hoje (22 ) e 25 de junho, a Semana Internacional de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável. A iniciativa, de alcance global, será realizada exclusivamente em formato virtual e contará com uma série de ações promovidas pelo Sesc e por outras organizações que integram a instituição.
Para o presidente da ISTO Américas, Sergio Rodríguez Abitia, é motivo de muita satisfação a segunda edição do evento: “Este fórum virtual é uma resposta ágil oferecida pela ISTO às restrições que a pandemia de Covid-19 nos traz desde o ano passado e nos permitiu não apenas permanecer em contato com os sócios americanos da Organização quando as perspectivas eram mais incertas, mas também foi muito importante para confirmar que as novas tecnologias vieram para ficar, porque facilitam o contato, os intercâmbios e a comunicação em um mundo interessado em continuar se integrando apesar das dificuldades e distâncias”, afirma.
Ele ressalta que desde o primeiro ano o Sesc São Paulo apoiou esta iniciativa, contribuindo com ideias, enriquecendo o projeto com atividades para um público diverso que, em conjunto, proporcionaram uma edição que superou as expectativas de todos.

Para Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “o turismo social está baseado na ideia de democratização do acesso à atividade turística. No caso do Sesc, esse conceito é acompanhado por uma constante reflexão sobre a prática”.
E complementa: “Com as viagens em grupo impossibilitadas por conta do contexto de pandemia, esse momento de pausa permitiu reforçar as discussões sobre os impactos da ação humana junto às comunidades locais e biomas visitados, assim como experimentar outras formas de deslocamento. A Semana Internacional Turismo para Todos, Solidário e Sustentável reúne algumas dessas iniciativas e propostas, fazendo uso dos meios digitais”

Segunda Edição
A realização exclusiva em ambiente digital ocorre, como na primeira edição, dentro do contexto da pandemia de COVID-19, a qual provocou mudanças e impactos incalculáveis para toda a cadeia do turismo (turistas, empresas, trabalhadores, comunidades receptoras, destinações turísticas consolidadas, governos). A pausa forçada nas viagens por todo o globo provocou, também, muitas reflexões acerca da atividade turística e o advento de novas formas de se promover experiências relacionadas ao ato de viajar.

Para a edição deste ano, o Sesc São Paulo criou um conjunto de atividades que extrapola o período oficial do evento, estendendo-se entre 21 e 27 de junho. Serão realizadas atividades inéditas e também o compartilhamento de uma série de atividades e seleções de acervo do Sesc, em formato digital, desenvolvidas ao longo do último ano. A programação será composta por passeios virtuais, bate-papos, palestras, oficinas e guias turísticos virtuais, entre outros formatos.

Sobre os desafios de se criar uma programação virtual para um setor que pressupõe deslocamento para experiências locais/presenciais, a coordenadora de Turismo Social do Sesc SP, Flávia Roberta Cortez Lombardo Costa, afirma que não se trata de uma mera substituição, visto que não é possível comparar a experiência on-line com a presencial:
“São universos completamente diferentes. Trata-se, sim, de uma ampliação de possibilidades relacionadas ao universo do turismo. Neste momento de pausa forçada nas viagens, houve uma proliferação de atividades virtuais ligadas a destinos turísticos, ou mesmo não tradicionalmente turísticos, o que acabou por criar oportunidades únicas no sentido do enriquecimento da experiência turística”, diz.

Em relação às atividades realizadas pelo Sesc ao longo da pandemia, Flávia afirma ter sido possível olhar para destinos já antes consolidados com novos olhares; conhecer histórias invisibilizadas nas narrativas convencionais, ou ditas oficiais, sobre certas localidades; olhar para as paisagens por perspectivas diferentes; conhecer melhores formas de se registrar viagens (como a fotografia, a escrita, o desenho); refletir sobre o viajar e questões importantes relacionadas a esses deslocamentos, entre outras possibilidades: “Essas experiências irão, certamente, somar-se de forma positiva à bagagem que os turistas irão carregar em sua próxima viagem presencial, que, esperamos, não tarde a acontecer”, complementa.

SESC NA SEMANA INTERNACIONAL DE TURISMO PARA TODOS, SOLIDÁRIO E SUSTENTÁVEL
– Portal Sesc SP – sescsp.org.br/semanaturismoparatodos;
– Youtube do Turismo Social do Sesc SP – youtube.com/turismosocialsescsp;
– Perfis das unidades e do Sesc SP nas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube;
– Plataformas Teams e Zoom.
PROGRAMAÇÃO

• Ações inéditas
•UNIDADE: Araraquara
TÍTULO: Nos Trilhos da História: Herança da Ferrovia.
DESCRIÇÃO: a ferrovia faz parte da história de várias cidades do Brasil, de diversas pessoas e de suas memórias, e em Araraquara essa presença ainda é forte até os dias atuais. A linha férrea passa no meio da cidade e seus sons podem ser ouvidos em diversos bairros. Essa história será contada por meio de um vídeo produzido por profissionais da cidade.

FORMATO: exibição de Vídeo.

LOCAL: Instagram, Facebook e Twitter do Sesc

Araraquara.DATA e HORÁRIO: 22/6, terça-feira, às 15h
• UNIDADE: Campinas

TÍTULO: Turismo Astronômico – Conexões Turísticas.

DESCRIÇÃO: bate-papo apresenta um tipo de turismo que desperta a curiosidade, a imaginação e conhecimentos sobre tudo que compõe o universo, apresentando um panorama dos observatórios e museus do Brasil, com destaque para os equipamentos presentes na região de Campinas. Com o astrônomo Emerson Roberto Perez e o turismólogo e guia de turismo Paulo Sérgio Ramos Filho.

FORMATO: bate-papo online. Não é necessário inscrever-se

LOCAL: Plataforma Zoom

DATA e HORÁRIO: 21/6, segunda, das 19h às 20h30
• UNIDADE: Carmo

TÍTULO: Camadas da Cidade

DESCRIÇÃO: convite para um passeio pela região central da capital paulista por meio de animações que retratam as histórias de ruas importantes, como a Rua do Glicério e Rua da Glória, revelando costumes e transformações ao longo do tempo e propiciando reflexões sobre os contextos histórico, cultural, social e seus atravessamentos.

FORMATO: vídeo animação

LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Carmo

DATA e HORÁRIO: disponível a partir de 23/6, quarta, às 18h

• UNIDADE: Centro de Pesquisa e Formação

TÍTULO: Turismo e Relações de Trabalho: Panoramas e Desafios.

(Lançamento da edição especial da Revista do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc).

DESCRIÇÃO: trazendo discussões iniciadas em 2019, antes da instalação da pandemia que colocou em suspenso as atividades turísticas em todo o mundo, o dossiê “Turismo e relações de trabalho: panoramas e desafios” apresenta diferentes análises sobre este tema, tão diverso quanto complexo. O conteúdo completo do dossiê está disponível no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Com Ernest Cañada, coordenador do Alba Sud, centro de pesquisa catalão especializado em turismo responsável e trabalho digno, escreveu o prefácio da revista; Rita de Cássia Ariza da Cruz, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, escreveu o artigo “Trabalho no Turismo: Reflexões acerca do Caso Brasileiro. Mediação de Angela Teberga, professora da Universidade Federal do Tocantins, escreveu o artigo “Trabalhadores sem Destino: uma Análise Preliminar dos Impactos da Pandemia à Classe Trabalhadora do Turismo”. Apresentação de Danilo Praxedes Barboza, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e supervisor da programação socioeducativa do Sesc Consolação, em São Paulo.

FORMATO: debate on-line e ao vivo pela Série Ideias #EmCasaComSesc
LOCAL: Youtube do Sesc São Paulo
DATA e HORÁRIO: 22/6, terça, às 16h

@legado fotos

• UNIDADE: Guarulhos
TÍTULO: Percursos de Memórias e Histórias Afetivas da Cidade de Guarulhos.

DESCRIÇÃO: bate-papo on-line ao vivo sobre espaços de memória e histórias afetivas de Guarulhos. Tendo como ponto de partida os caminhos, relatos, narrativas e experiências pessoais, o escritor e jornalista Jose Abílio Ferreira e a educadora, historiadora e museóloga Suzy Santos traçarão percursos por importantes pontos e possibilidades turísticas do município. A atividade tem como objetivo a difusão da memória cultural desses personagens que compõem a identidade da cidade.

FORMATO: bate-papo on-line e ao vivo. Inscrições a partir do dia 15/6, às 14h, no Portal Sesc SP.
LOCAL: Plataforma Zoom.
DATA e HORÁRIO: 26/6, sábado, às 15h
• UNIDADE: Itaquera
TÍTULO: Memórias Viajantes
DESCRIÇÃO: conjunto de cartões-postais com poesias e ilustrações inspiradas em relatos de viagem de guias de turismo que atuaram no programa de Turismo Social do Sesc.
FORMATO: vídeo animação.

LOCAL: Instagram e Facebook do Sesc Itaquera.
DATA e HORÁRIO: disponível a partir de 24/6, quinta, às 17h
• UNIDADE: Piracicaba
TÍTULO: Viagem ao Pé da Letra

DESCRIÇÃO: planejar, traçar roteiros e inspirar-se na literatura para conhecer (ou reconhecer) lugares, paisagens, personagens, histórias e “causos” de Piracicaba. A partir da leitura da obra de grandes escritores, o quarto encontro dessa oficina propõe uma nova forma de ver a cidade e seu entorno. Com o jornalista e editor João Correia Filho.

FORMATO: Palestra online e ao vivo. Não é necessário inscrever-se.
LOCAL: Plataforma Teams
DATA e HORÁRIO: 26/6, sábado, às 15h30
• UNIDADE: Ribeirão Preto
TÍTULO: Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade – Parte 2

DESCRIÇÃO: os mercados municipais foram, e ainda são, lugares onde é possível situar e definir um grupo social e sua identidade de maneira particular. Ribeirão Preto possui uma rica história acerca desse objeto urbano que ganha vida com frequência diária de pessoas para comprar, conversar e fazer refeições. Esse lugar, rico em estímulos olfativos, visuais e gustativos, há mais de um século faz parte do cotidiano dos moradores do município. Os professores Toni de Souza e Nainora de Freitas irão apresentar histórias e curiosidades desse ponto turístico.

FORMATO: exibição de Vídeo
LOCAL: Canal do Sesc Ribeirão Preto no Youtube.
DATA e HORÁRIO: 26/6, sábado, às 10h
• UNIDADE: Ribeirão Preto
TÍTULO: Projeto Brasil Vivo! Cavalhadas de Pirenópolis (GO)

DESCRIÇÃO: o campo de futebol da cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás, transforma-se, durante alguns dias, em uma arena de embate e gracejo com a realização das famosas Cavalhadas, nos dias da Festa do Divino. Os cavalos são as figuras centrais do evento, pois levam para a batalha os 24 cavaleiros adornados e também conduzem os Mascarados, figuras bem-humoradas que usam roupas coloridas e máscaras de papel machê com longos chifres enfeitados com flores de papel crepom. Para bater um papo sobre essa festa popular, Vandreza Freiria e a fotógrafa Andrea Goldschmidt encontram-se com Adail Luiz Cardoso, o Rei Cristão das Cavalhadas, e Tereza Caroline Lôbo, pesquisadora de festas populares.

FORMATO: bate-papo on-line e ao vivo.
LOCAL: Canal do Sesc Ribeirão Preto no Youtube.
DATA e HORÁRIO: 24/6, quinta, às 19h30
• UNIDADE: Ribeirão Preto
TÍTULO: Projeto Brasil Vivo! Caminhos do Divino

DESCRIÇÃO: a fotógrafa e diretora Andrea Golschmidt acompanhou a Festa do Divino, em São Luis do Paraitinga, ao longo de seis anos, registrando imagens, histórias, memórias e afetos. Tudo isso está estampado no filme que revela diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade do Vale do Paraíba. O documentário “Caminhos do Divino” é resultado dessa pesquisa e traz para a tela um recorte das diversas manifestações culturais, tradições e da religiosidade, além de servir como tributo aos “festeiros” e moradores do local, resgatando suas tramas pessoais.

FORMATO: vídeo documentário
DATA e HORÁRIO: disponível até julho de 2021
LOCAL: Plataforma Sesc Digital.
• UNIDADE: Santana
TÍTULO: Mulheres do Vale – Mulheres Guardiãs das Tradições

DESCRIÇÃO: passeio virtual pelo Vale do Café com destaque para a região de Vassouras. Este segundo vídeo da série pretende apresentar a realidade das mulheres que dão continuidade a genuínas manifestações culturais, como Jongo, Folia de Reis, Caninha Verde e Capoeira. A liderança destas manifestações é predominantemente de homens, porém em alguns casos as mulheres se apresentam como protagonistas ou têm um papel importante na preservação e continuidade destas manifestações. Essas mulheres, oriundas da área rural, migraram para a periferia das cidades a partir do êxodo rural provocado pelo empobrecimento do campo.

FORMATO: exibição de uma série de 3 vídeos
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP redes sociais do Sesc Santana
DATA e HORÁRIO: disponível a partir de 26/6, sábado, às 16h

• Ações contínuas
• Série de debates sobre Turismo apresentados pela série Ideias#EmCasaComSesc
Uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. Sempre às 16h, no canal do Sesc São Paulo no Youtube, um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.
Cartografias do (In)visível: Turismo, Memória e Ação Educativa
Turismo, Fotografia e Contemporaneidade
Memória, Turismo e Espaço Urbano: Narrativas em Disputa
Turismo, Território e Áreas Naturais
Turismo em Áreas Naturais: Preservação e Desafios de Gestão
Animais no Turismo: Práticas, Possibilidades e Limites
Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades
Turismo Afrocentrado: Rotas Diaspóricas no Mapa• UNIDADE: Bertioga
TÍTULO: Guia para se Perder em Bertioga

DESCRIÇÃO: neste guia de viagem, o historiador e guia de turismo Carlos Eduardo de Castro apresenta essa cidade do litoral paulista e explora alguns dos locais mais interessantes do município, sua importância ambiental e sociocultural.

FORMATO: vídeos
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Bertioga.
DATA e HORÁRIO: atividade permanente
• UNIDADE: Catanduva
TÍTULO: Candim – nos Caminhos de Portinari

DESCRIÇÃO:adaptação para internet de espetáculo teatral homônimo apresenta belas imagens do Museu Casa de Portinari, ofertando ao público uma imersão no universo do artista. Com a Cia. da Casa Amarela.
FORMATO: vídeo com exibição artística e visita virtual
LOCAL: Canal do Sesc Catanduva no Youtube
DATA e HORÁRIO: 22/6, terça, às 19h
UNIDADE: Taubaté
TÍTULO: Visita à Aldeia Boa Vista

DESCRIÇÃO: o guia de turismo Alex Mimbi, também conhecido em idioma guarani como Karai Rembiguay, conduz uma visita virtual à Aldeia Boa Vista, que desde o início da pandemia permanece fechada para visitação do público. Em quatro episódios, Karai apresenta a aldeia e seus espaços, com destaque para conteúdos do Turismo de Base Comunitária, elementos da cultura Guarani e características da aldeia Boa Vista em Ubatuba.

FORMATO: exibição de vídeos gravados
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Taubaté
DATAS e HORÁRIOS: dias 22, 23, 24 e 25/6, terça a sexta, às 15h
• UNIDADE: Sorocaba
TÍTULO: João de Camargo e os Territórios Negros em Sorocaba

DESCRIÇÃO: Sorocaba possui uma rica história ligada à cultura e aos povos negros. Nesta série de documentários é apresentado o protagonismo negro na cidade por meio da história de João de Camargo, ícone da religiosidade sorocabana; o Clube 28 de Setembro, que foi e é palco importante de agremiação e luta da população da cidade; e o Quilombo Cafundó, referência icônica da comunidade negra no município e da região. Os vídeos contam com recursos de acessibilidade (libras e legendas para surdos e ensurdecidos).

FORMATO: exibição de vídeos gravados
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Sorocaba.
DATAS e HORÁRIOS: 22/6 (Facebook); 24/6 (IGTV Instagram); 25/6 (Twitter); 26/6 (Story – Instagram)
LOCAL: Instagram, Facebook, Twitter do Sesc Sorocaba

(*) Com informações do SESC São Paulo

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta