Porto Alegre – Micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul terão a chance de observar de perto a realidade de um concorrente bem famoso entre os empreendedores brasileiros: os chineses. Trinta empresas vão integrar a missão organizada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul rumo à maior feira multissetorial da Ásia, a Canton Fair, na China. Elas foram selecionadas por meio da Chamada Pública Nº 01/2010, voltada para MPE interessadas em participar de missões empresariais a feiras internacionais ao longo de 2010.
Por meio do Programa de Internacionalização do Sebrae no Rio Grande do Sul, até o mês de agosto, 57 micro e pequenos empreendimentos gaúchos participaram de missões em cinco eventos no exterior. O superintendente da instituição, Marcelo Lopes, destaca que “o Sebrae, além de apoiar as empresas dentro do País, quer contribuir de forma mais efetiva no processo de inserção das MPE do estado no mercado internacional”.
As empresas gaúchas apoiadas pela entidade vão realizar visita técnica durante a primeira fase da feira, que ocorre entre 15 e 19 de outubro. Nesses cinco dias, a Canton conta com expositores de segmentos relacionados ao setor metalmecânico, como máquinas e equipamentos; bicicletas, motocicleta e peças para veículos; ferramentas e utensílios; veículos, maquinaria e materiais para construções; eletrodomésticos; eletrônicos (produtos e equipamentos); computadores e equipamentos de comunicação.
“Queremos contribuir para que os participantes aproveitem da melhor maneira possível as oportunidades que essa aproximação com o mercado chinês pode gerar para seus negócios”, informa a técnica do Sebrae, Sheila Soilbelman Wainer.
Entre as empresas que irão à China estão representantes do comércio e indústrias do setor metalmecânico. A True Máquinas, de Caxias do Sul, está entre elas. A fabricante de máquinas de automação para engarrafamento, que nunca participou de uma feira fora do País, vai ensaiar os primeiros passos internacionais durante a visita.
“O Brasil já absorveu nossos produtos. Agora, queremos chegar a outros países e essa será uma boa oportunidade de conhecer a realidade chinesa”, relata o diretor da True Máquinas, Daniel Vidor.
A ideia é conhecer o mercado, fazer levantamento das demandas e promover troca de experiência. Ele informa que algumas empresas chinesas já conhecem os produtos da True Máquinas por meio de catálogos, mas o objetivo é estreitar esses laços. “Quem sabe fechamos uma venda ou parceria já no ano que vem”, projeta o diretor.
Outro empreendimento que estará presente é a fabricante de ganchos, catracas e assemelhados Robustec, de Vila Maria. A empresa irá à China para desenvolver novos fornecedores e parcerias comerciais.
“Já exportamos para África do Sul, Espanha e Itália. Queremos aproveitar a viagem para conhecer tendências, produtos e novos modelos, mas também para nos prepararmos para chegar a outras nações, como a Índia”, afirma um dos proprietários da Robustec, Amarildo Monteiro.
Apoio do Sebrae
O Sebrae no Rio Grande do Sul disponibiliza apoio financeiro de 50% no pacote de viagem, que inclui passagens e hospedagem, e consultorias e capacitações. Além de promover a ida dos empresários à China, a entidade, em parceria com o Banco do Brasil, realiza cursos de capacitação para participantes das feiras.
Nessas qualificações, a instituição financeira apresenta dados técnicos sobre comércio internacional, obtenção de financiamentos internacionais, formação de preço no exterior e detalhamento sobre drawback – regime aduaneiro especial, que concede vantagens relacionadas à tributação de impostos para produtos destinados à exportação.
Os consultores do Sebrae vão passar dicas sobre aquilo que as empresas precisam para se inserir nos mercados onde as missões serão realizadas, os documentos indispensáveis – tudo o que possa contribuir para que os empresários aproveitem da melhor forma possível a ida ao exterior.
A missão à China faz parte do Projeto Participação das MPE gaúchas em Feiras e Missões Internacionais, coordenado pela setorial Indústria, que, paralelamente à capacitação coletiva, oferece consultorias individuais para auxiliar as participantes a identificar oportunidades específicas na feira a ser visitada, de acordo com suas necessidades e interesses. O apoio da entidade é constante. Durante a missão, acompanha a ação e realiza reuniões diárias de avaliação junto às participantes.
Sobre a Canton Fair
Realizada desde 1957, a Canton Fair ocorre duas vezes por ano – uma entre abril e maio e outra em outubro. Sua última edição atraiu cerca de 35 mil expositores chineses e compradores vindos de mais de 200 países, com volume de venda estimado em mais de US$ 45 bilhões. A feira é dividida em três fases e conta com três pavilhões em uma área total de 950 mil metros quadrados.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias/RS