“Troféu Vinha Velha” premia os principais destaques de 2019 no universo dos vinhos

0
857

Última atualização:

“Troféu Vinha Velha” premia os principais destaques de 2019 no universo dos vinhosRio de Janeiro – Na agenda do Rio Wine & Food Festival está o seminário Vinho e Mercado, que acontece no dia 5 de agosto, na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo. Na ocasião será entregue o já consagrado Troféu Vinha Velha, que premia a “Personalidade do Ano”, o “Produtor Nacional do Ano”, a “Revelação Mundus Vini” e o “Importador do Ano”.

 O mercado do vinho recebe com entusiasmos os eleitos de 2019. Os vencedores são escolhidos por especialistas do universo dos vinhos – produtores, enólogos, jornalistas, sommeliers, importadores e profissionais de destaque em geral selecionam nomes que fizeram a diferença no mercado ao longo do último ano. A contribuição destes para o mercado, suas ações durante o ano, desempenho e poder de influenciar positivamente, são levados em conta pelo time que escolhe os premiados.

“Troféu Vinha Velha” premia os principais destaques de 2019 no universo dos vinhos “O número de consultas passa de 350. O troféu tem uma característica especial pelo motivo que foi concebido, revelar alguns que tanto fazem pela indústria do vinho, reconhecer outros que notoriamente dão grande contribuição ao setor, parabenizá-los, premia-los, mas especialmente trazer ao público para que sirvam de exemplo e inspiração”, explica Sérgio Queiroz, co-fundador do Rio Wine & Food Festival.

 Em 2019 o badalado chef de cozinha e sommelier Danio Braga foi escolhido “Personalidade do Ano”; a Mistral levou o prêmio “Importador do Ano”; a Família Geisse ganhou o selo “Produtor Nacional do Ano”; e a Empresa Brasileira de Vinificações (EBV) ficou com o troféu “Revelação Mundus Vini”.

 “Receber um prêmio dessa natureza é coroar uma conquista e um trabalho que venho fazendo há 40 anos em prol do vinho de qualidade no Brasil e que muito me orgulha”, comenta Danio Braga.

 “Recebemos esta distinção com uma enorme alegria, pois é o reconhecimento de um trabalho de 40 anos dedicados a perseguir um sonho de um visionário. Muito obrigado a todos que votaram em reconhecimento a este projeto, mas estendemos os méritos a todos os produtores que tem realizados esforços incríveis na busca da qualidade ajudando a derrubar preconceitos com bons vinhos”, comemoram os integrantes da Família Geisse.

 Durante o seminário Vinho e Mercado será entregue também a premiação do “Sommelier do Ano”. Renato Cirilo Neves, do restaurante Sal Gastronomia, foi o vencedor de uma disputada prova idealizada pelo Rio Wine & Food Festival em parceria com a ABS Rio (Associação Brasileira de Sommeliers), que segue os padrões internacionais adotados pela ABS. Depois de uma etapa teórica eliminatória, Renato foi o vencedor da prova prática.  No dia 5 o sommelier receberá seu diploma, certificado e as informações sobre sua viagem para Portugal oferecida pela Vinha do Contador/Global Wines.

 “Ficamos felizes quando olhamos os anos anteriores e vemos um time extremamente merecedor e que de fato inspiram, incontestáveis personalidades e empresas de destaque do setor”, completa Queiroz.

 Entre os dias 1 e 11 de agosto, o Rio de Janeiro recebe a 7ª edição do festival, uma das mais prestigiadas iniciativas envolvendo o mundo do vinho, da gastronomia e da cultura no Brasil. Pioneiro e já integrado ao calendário oficial de eventos da cidade, o projeto tem como objetivo desmistificar o universo dos vinhos. O Rio Wine & Food Festival promove diversos eventos na cidade para atender tanto o mercado profissional como o consumidor final.

 Confira dos vencedores das edições anteriores:

 2018 (5ª edição):

Revelação Mundo Vinis: Enocultura

Personalidade do Ano: Carlos Pasviani

Importador do Ano: Grand Cru

Produtor Nacional do Ano: Pizzato

 2017 (4ª edição):

Revelação Mundo Vinis: Murillo Regina

Personalidade do Ano: Jorge Lucki

Importador do Ano: World Wine

Produtor Nacional do Ano: Guaspari

 2016 (3ª edição):

Revelação Mundo Vinis: Vinicola Guaspari

Personalidade do Ano: Adolfo Lona

Importador do Ano: Decanter

Produtor Nacional do Ano: Famiglia Valduga

 2015 (2ª edição):

Revelação Mundo Vinis: Guatambu Estância do Vinho

Personalidade do Ano: Mario Geisse

Produtor Nacional do Ano: Cooperativa Vinícola Aurora

 2014 (1ª edição):

Revelação Mundo Vinis: Dirceu Scottà

Personalidade do Ano: Carlos Cabral

Produtor Nacional do Ano: Miolo Wine Group

 Sobre o Grupo Baco Multimídia

O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador do Rio Wine and Food Festival, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, em parceria com o Ibravin, entre outros produtos editoriais. Seu portfólio inclui ainda mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil.

 Sobre o Rio Wine and Food Festival

Criado há sete anos, o RWFF é hoje uma das maiores e mais prestigiadas iniciativas envolvendo o mundo do vinho, gastronomia e cultura no Brasil, já sendo referência fora das nossas fronteiras. Trata-se de uma ação democrática, que envolve toda a cidade do Rio de Janeiro e diferentes públicos, movimentando a indústria do vinho e da gastronomia, impactando positivamente o consumidor final, fazendo-o conhecer e vivenciar experiências com o vinho e a gastronomia, que em muitas ocasiões estarão acompanhados de outros sabores e prazeres, como a arte e a cultura. 

 trade é atendido por uma agenda matriz que propicia ótimos momentos de relacionamento e networking, ações extremamente bem planejadas para posicionar marcas, expor novos produtos e trabalhar novos canais de venda. Os produtores e importadores encontram um cenário extremamente propício para apresentarem suas marcas e novidades.

 Além da programação base, fazem parte do evento diversas palestras, jantares harmonizados, presença de chefs internacionais convidados, degustações (incluindo provas de vinhos raros), promoções em lojas, bares, restaurantes e supermercados. O movimento “Rio Rolha Zero” conta com a adesão de mais de cem restaurantes, que em muitos casos estarão com eventos e promoções. Os clientes não pagam taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante o festival. 

  (*) Com informações do Grupo Baco Multimídia

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta