Tunísia envia missão empresarial a SP para prospecção de negócios

0
102

Última atualização:

Fonte: ANBA

São Paulo – Uma missão empresarial da Tunísia, país árabe do Norte da África, desembarca no próximo domingo no Brasil disposta a ampliar ainda mais as relações econômicas entre os dois países. O principal motivo da viagem, segundo o cônsul honorário da Tunísia em São Paulo e vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, é a realização da reunião do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia. O encontro é a primeira atividade do grupo na capital paulista e ocorre na segunda-feira (2), na Câmara Árabe.

O conselho foi criado há cerca de oito anos e vem ajudando a criar um maior ambiente de negócios entre os dois países. “Hoje existe mais entrosamento, mais afinidade, troca de informações e melhor ambiente de negócios”, afirma Hannun.

Ele cita como exemplo uma missão brasileira realizada ao Norte da África, na qual os resultados foram muito bons, e atribui parte disto ao terreno já preparado. Os brasileiros, lembra Hannun, acabam indo negociar com os tunisianos com maior conhecimento, o que também ocorre com os tunisianos em relação ao Brasil.

Na visita da próxima semana ao Brasil, devem fazer parte da pauta do conselho temas como a padronização de normas na fabricação de produtos. A Câmara Árabe vai colocar o grupo em contato com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e propor que os dois países comecem a padronizar seus produtos para facilitar o comércio.

A Câmara também deve apresentar o potencial do mercado consumidor brasileiro aos tunisianos. Segundo Hannun, está havendo uma expansão no consumo de azeites e tâmaras no Brasil, produtos dos quais os tunisianos são fortes produtores.

A ideia é mostrar ao grupo também as perspectivas econômicas do Brasil, com o crescimento do consumo da classe C, e as oportunidades no país em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Também o turismo e a necessidade de uma maior promoção do destino “Tunísia” no Brasil serão abordados.

Nas rodadas de negócios, previstas para acontecerem na Câmara Árabe na segunda-feira à tarde, o setor de alimentos deve ser um dos mais promissores. Hannun acredita que haverá boas oportunidades de negócios já que o grupo que virá é integrado por nomes de peso da economia tunisiana.

A delegação será integrada por Mohamed Sahraoui, presidente do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, vice-presidente da União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica) e senador; Ali Slama, vice-presidente da Utica, deputado, presidente e diretor geral do grupo Slama, da área de comércio exterior e alimentos; Abdellatif Hammam, presidente e diretor-geral do Centro de Promoção de Exportações (Cepex); Sofien Meddeb, do Groupement Interprofessionnel de Fruits; e Tarek Yakhlef, diretor de Relações Internacionais da Utica.

Na agenda do grupo estão, além da reunião do Conselho Empresarial e das rodadas de negócios, encontros com associações setoriais brasileiras. Na quarta-feira (04), a delegação terá atividades no Rio de Janeiro, como encontro na Federação das Indústrias do Estado (Firjan) e outras organizações. A volta para a Tunísia acontece na quinta-feira.

O Conselho Empresarial Brasil Tunísia é liderado, no lado brasileiro, pela Câmara Árabe e, no lado tunisiano, pela Utica. As inscrições para as rodadas de negócios em São Paulo, cuja participação é gratuita, estão abertas e podem ser feitas no Departamento de Marketing da Câmara Árabe.

Serviço

Rodadas de Negócios Brasil-Tunísia
Departamento de Marketing da Câmara Árabe
Telefone: +55 (11) 3147-4071 / +55 (11) 3147-4071
E-mail: marketing@ccab.org.br

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta