Turistas da Austrália, Suécia, Dinamarca e EUA aquecem busca por hotelaria nas Olimpíadas

0

Brasília – Austrália, Suécia, Dinamarca e Estados Unidos foram os países que registraram o maior aumento de interesse no Brasil no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016, de acordo com pesquisa realizada pela Trivago, maior plataforma de busca por hotéis do mundo. A América do Sul, com tendência do turismo intrarregional, também desponta no estudo: 25% das buscas feitas por argentinos e uruguaios para a época é por opções hoteleiras no Brasil. Fora do período, os números caem para 15% e 20%, respectivamente.

O estudo, que levou em conta as buscas efetuadas entre os meses de novembro de 2015 e fevereiro de 2016, analisou a preferência dos usuários de diversos países. O resultado é que o interesse pelo Brasil cresceu em 2016, especialmente na época da Olímpiada, quando comparado com o comportamento dos usuários registrados no ano anterior.

Com competições de diferentes modalidades na região, a Barra da Tijuca é o lugar preferido de 74% de quem procura por hotéis no Rio de Janeiro neste período.

Além disso, as datas que registraram mais buscas foram entre os dias 12 e 14 de agosto, quando ocorrem as provas do atletismo. O segundo período mais popular, de acordo com a Trivago, é o compreendido entre 19 e 21 de agosto, já na reta final da competição, enquanto que o 3° mais procurado ocorre entre os dias 05, data de início do mundial, e 07 de agosto.

Para o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira, a pesquisa confirma a expectativa de se atrair entre 300 e 500 mil turistas estrangeiros na capital carioca durante a Rio 2016. “Estamos otimistas com o grande fluxo de visitantes para os Jogos. Com a valorização do
dólar, os estrangeiros tendem a estender suas viagens e conhecerem outros destinos brasileiros. Com maior permanência desse público, o setor ganha em arrecadação”, completa Lira.

Cariocas fogem pra Paraty e Gramado

Quando analisadas somente as buscas efetuadas na cidade do Rio de Janeiro, os dados mostram que os cariocas que querem escapar da cidade nessa época estão procurando mais pelos destinos de Paraty (RJ) e Gramado (RS). A terceira cidade mais buscada é o próprio Rio de Janeiro, seguida de Fortaleza e Porto de Galinhas. Natal, Búzios, Campos do Jordão, Maceió e Arraial do Cabo fecham a lista das 10 mais buscadas.

Turismo intrarregional

A pesquisa reitera o potencial do turismo intrarregional na América do Sul. Pela primeira vez na história, o continente sediará os Jogos, o que tem importância histórica para a região e para o movimento olímpico. Assim como foi feito para a Copa do Mundo de 2014, a Embratur tem feito um enorme esforço para incrementar o fluxo turístico de sul-americanos também na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro.

Fonte: Embratur

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta