Uniworld: mais premiada linha de cruzeiros fluviais de luxo é exemplo mundial de práticas sustentáveis

0
510

São Paulo – A Uniworld Boutique River Cruises Collection, a mais premiada linha de cruzeiros fluviais de luxo do mercado e que integra o grupo The Travel Corporation, também é líder, desde 2013, quando o assunto é sustentabilidade. Desde então, quando lançou o “Guia de Sustentabilidade Ambiental para Cruzeiros Fluviais”, a companhia mantém-se comprometida em melhorar e proteger as comunidades nas quais ancora por meio de variadas iniciativas de proteção do meio ambiente e da cultura local, além de colocar em prática outras ações direcionadas à defesa da água doce limpa, eliminação de plásticos de uso individual em todos os seus escritórios e navios até 2022. Isso sem contar no constante investimento na construção de navios sustentáveis.

Uniworld: mais premiada linha de cruzeiros fluviais de luxo é exemplo mundial de práticas sustentáveis
Beatriz Camargo – Diretora da Uniworld no Brasil/Foto: Divulgação

Para se ter uma ideia do grau de comprometimento da companhia, a diretora da Uniworld no Brasil, Beatriz Camargo, afirma: “Para nós, o turismo sustentável é o conjunto de medidas que cada um toma no dia a dia, é o olhar consciente nas ações buscando responsabilidade econômica, ajudar as pessoas e suas comunidades, o meio ambiente  e a vida animal. Não por acaso esses são os  pilares da Fundação TreadRight, criada em 2008 pela The Travel Corporation para incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis por meio de suporte em mais de 50 projetos em todo o mundo”, diz .

Como um dos muitos exemplos ela cita que a Uniworld foi a primeira companhia de cruzeiro fluvial a ter um projeto de sustentabilidade nos rios. “Introduzimos um programa de água limpa para operar com menor impacto ambiental possível, como a redução do uso de água, energia e geração de resíduos”, afirma.

Para ilustrar ainda mais esse compromisso, a companhia tem em sua frota um navio construído com matérias sustentáveis. Exemplo disso é o Super Ship Mekong Jewel, que navega entre o Vietnã e o Camboja. A maior parte da embarcação utilizou materiais sustentáveis e ecológicos, como o uso de iluminação em LED e sistema automático de ar-condicionado e refrigeração para reduzir a produção de energia. Além disso, foi utilizada uma tinta especial no revestimento do casco, a qual contribui para gerar menor impacto na natureza.

Uniworld: mais premiada linha de cruzeiros fluviais de luxo é exemplo mundial de práticas sustentáveisPensando em conscientizar os viajantes e promover escolhas responsáveis, a Fundação TredRight desenvolveu um check-list com etapas de planejamento e tomada de decisão consciente , que está disponível em português através do escritório da Uniworld no Brasil.

As ações sustentáveis também são observadas pela equipe a bordo dos navios boutique, que participam de vários projetos sociais nas comunidades localizadas próximo aos portos onde ancora, seja promovendo leilões beneficentes para arrecadação de fundos para um hospital ou um orfanato, seja na manutenção de jardins ou na limpeza das vias navegáveis. “Este assunto é tão levado a sério que mesmo fora dos navios e dos escritórios da companhia os funcionários seguem exercitando e estimulando a adoção de atitudes sustentáveis”, finaliza.

(*) Com informações a Uniworld Boutique River Cruises Collection

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta