Vendas à China seguem em alta e exportações de soja devem atingir 77 milhões de toneladas em 2020

0
342

Última atualização:

São Paulo – O Brasil deve colher 120 milhões de toneladas de soja na safra 2019/2020, estima a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja). As informações da edição de abril do boletim Estimativa de Safra foram divulgadas nesta terça-feira (14). A nova projeção é inferior a que foi divulgada no mês de março, quando a safra foi estimada em 120,6 milhões de toneladas. A associação reúne dados de técnicos e sojicultores dos 16 estados produtores.

O Brasil deve exportar quatro milhões de toneladas a mais neste ano em relação a 2019. O resultado é que os embarques neste ano devem ficar em 77 milhões de toneladas. A safra atual já teve 60% de sua produção comercializada, e já a próxima safra, 10%.

No mês de março, o País bateu novo recorde de exportação somando 13,3 milhões de toneladas embarcadas. O preço continua sendo o atrativo para a China, que segue comprando soja do Brasil. Ao país asiático foram exportadas 60 milhões de toneladas em 2019. A expectativa é que sejam exportadas entre 60 e 66 milhões de toneladas em 2020.

O Brasil responde por 50% de toda soja exportada no mundo e 40% do total exportado pelo agronegócio brasileiro vem do completo de soja. Na análise da Aprosoja, a demanda interna por soja cresceu puxada pelas exportações de carnes.

(*) Com informações da Aprosoja/MT

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta