Vendas de fertilizantes crescem 8% e somam 5,5 milhões de toneladas

0
156

Última atualização:

Brasília (ComexdoBrasil) – A entrega de fertilizantes ao consumidor final no primeiro quadrimestre deste ano alcançou 5,5 milhões de toneladas. O resultado representa crescimento de 7,8%, em relação ao mesmo período do ano passado, 5,1 milhões de toneladas. Os números foram apresentados, na segunda-feira (21), pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), na 47ª reunião ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, em Brasília. Entre os destaques das vendas estão as regiões Centro-Oeste, responsável por 1,9 milhão de toneladas, e a Sudeste, com 1,5 milhão de toneladas.

Em relação à produção de fertilizantes, o acumulado de janeiro a abril deste ano foi de 2,7 milhões de toneladas, contra 2,2 milhões de toneladas em 2009. Já as importações, no período, registraram 3,5 milhões de toneladas.

No mercado de calcário, a expectativa do setor é de que a produção chegue a 21,2 milhões de toneladas, sendo 4,4 milhões de toneladas do Paraná, quatro milhões de toneladas de Minas Gerais e três milhões de toneladas de Mato Grosso.

Pequenas Culturas

Na reunião, o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, ressaltou a importância da criação de conselhos regionais de suporte fitossanitário nos estados e de uma comissão nacional para contribuir com informações sobre o registro de defensivos para pequenas culturas (Minor Crops). Para isso, serão avaliadas questões de segurança, eficiência e viabilidade.

Com esses profissionais, envolvendo produtores, representantes da fiscalização estadual, empresas, extensão rural, pesquisadores e órgãos públicos pretendemos atender 95% das demandas do setor”, enfatizou.

A Câmara Temática de Insumos Agropecuários encaminhará minuta ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, sugerindo a criação desses conselhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Mapa

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta