Vice-presidente da Embraer assume presidência da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-EUA

0

Brasília – O engenheiro José Serrador Neto, vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer S/A, assume a presidência da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), com a missão de coordenar o diálogo e a cooperação bilaterais em temas estratégicos para a ampliação do fluxo de comércio e investimentos entre os dois países.

Criado em 1976 e coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Cebeu busca identificar a agenda prioritária para a melhoria do ambiente de negócios nas relações entre os dois países. A Seção Brasileira do Conselho é composta por empresas, grupos e entidades empresariais. As reuniões ocorrem periodicamente para discutir os principais tópicos de interesse do setor empresarial na agenda bilateral, bem como acompanhar a implementação das prioridades definidas.

Serrador avalia que há uma vasta gama de oportunidades comerciais, de investimentos e tecnologias a serem exploradas pelos setores empresariais dos dois países. Entre fevereiro e abril de 2021, a Seção Brasileira do CEBEU identificou, a partir de consulta junto a seus membros, 26 medidas com potencial para melhorar o ambiente de negócios bilaterais e incrementar o comércio e os investimentos entre Brasil e EUA.

As medidas identificadas incluem temas que já fazem parte da agenda empresarial e governamental, mas também contemplam propostas de novas iniciativas, envolvendo prioridades do setor empresarial brasileiro na relação bilateral, na esfera multilateral e no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para o novo presidente da Seção Brasileira do Cebeu, “é essencial trabalhar para consolidar uma agenda bilateral ao mesmo tempo pragmática e estratégica, cuja implementação se traduzirá em melhoria significativa do ambiente de negócios e das relações entre os dois países”.

Serrador ingressou na Embraer em 2000 e, desde 2009, é responsável pela atuação institucional da empresa em Brasília. Ele lidera na Embraer os temas de política de comércio exterior e relações com organismos econômicos internacionais, entre eles a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e com os governos dos principais parceiros comerciais da companhia.

Engenheiro de Produção pela PUC-RJ e pós-graduado em Direito Internacional e Relações Econômicas do Comércio pela FGV-SP, a trajetória profissional de Serrador inclui passagens pela área de Relações Governamentais da Xerox do Brasil, pela Arthur Andersen Business Consulting, bem como publicações sobre temas de políticas de comércio exterior.

Em 2008, foi designado representante brasileiro no Global Leadership Seminar da Universidade de Georgetown (Washington, D.C., EUA). Foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico (Força Aérea Brasileira, 2013) e a Ordem do Mérito do Barão de Mauá (Governo Brasileiro, 2018).

(*) Com informações da CNI

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta