Vinhos do Alentejo estreia Wine Festival em SP e RJ em iniciativa pioneira da CVRA



Última atualização: 10 de Setembro de 2019 - 17:34
0
537

São Paulo – Nunca ninguém imaginou juntar informação e entretenimento em uma experiência gastronômica aos amantes de vinho. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os vinhos da região, leva, pela primeira vez, às capitais Rio de Janeiro e São Paulo, o Wine Festival e a Wine Night, nos dias 13 e 14 de setembro (RJ) e no dia 21 de setembro (SP). Aliando gastronomia, entretenimento e informação, a iniciativa pioneira da CVRA será realizada, inicialmente, só nas duas cidades. A experiência alentejana começa neste fim de semana no Downtown (RJ). Já na próxima semana, será a vez do Museu da Casa Brasileira (SP) ter um pouco de Portugal na terra da garoa.

“Nós da CVRA estamos muito felizes em proporcionar esse evento ao público que já faz parte, ou ainda quer fazer, dessa cultura deliciosa dos vinhos. De acordo com o nosso último levantamento, as importações têm aumentado em mais de 20% nos últimos 5 anos. Nosso foco é envolver as pessoas em muito conhecimento, entretenimento e lifesytle nessa saborosa novidade da Comissão”, ressalta Maria Amélia, representante de marketing da CVRA. A executiva destaca também que os Vinhos do Alentejo vêem no Brasil o seu primeiro mercado de exportação.

Wine Night

Na cidade maravilhosa, no melhor estilo “e o Rio de Janeiro continua lindo”, antes do entardecer, a CVRA estreia a sua Wine Night. Esta iniciativa pioneira, envolvendo cultura, lifestyle e informação, realiza a primeira edição do evento no solo carioca.

“Com a Wine Night, buscamos ofertar ao público brasileiro uma experiência diferente, prestigiando a leveza da cultura brasileira com a Portuguesa. Além disso, mostramos que o vinho pode ser apreciado nos melhores momentos da vida”, celebra Maria Amélia.

O ponto de partida do sunset alentejano começará a partir das 16h, com o bate-papo: Vinhos do Alentejo – Enoturismo, gastronomia e sustentabilidade. Ministrado pelo jornalista Alexandre Lalas, pela representante da CVRA Maria Amélia, pela jornalista especializada em gastronomia, Luciana Froes e pelo diretor da Revista Vinhos, Nuno Pires, o debate contemplará alguns dos pontos do universo dos vinhos, mostrando que o Alentejo transcende essa experiência.

A Wine Night da CVRA contará também com bares de vinho com rótulos de grandes vinícolas alentejanas, bares e restaurantes com o melhor das gastronomias tradicionais carioca e portuguesa e harmonizações enograstronômicas. Além disso, entre uma taça de vinho alentejana e outra, a partir das 21h, o músico Rafael Garcia dará o tom da noite, mostrando que a mistura entre Brasil e Portugal tem tudo para dar certo.

Wine Festival Vinhos Rio de janeiro

No Rio de Janeiro, o evento levará 14 grandes produtores e cerca de 100 rótulos da maior região vitivinícola de Portugal, além de muita gastronomia de restaurantes badalados e queridos pelo público, como Queijo com Prosa, Bar da Frente, Frederic De Maeyer Epicerie, Massa + Ella, Aconchego Carioca, Pavão Azul, La Carioca Cevicheria, Miam Miam, Velho Adonis, entre outros.

Com palestras ministradas pelo jornalista brasileiro especialista em vinhos, Alexandre Lalas, o público brasileiro terá acesso à informação por meio de duas palestras: a primeira sobre Arinto – A eletricidade do Alentejo, na qual os participantes poderão conhecer melhor sobre esta casta tipicamente alentejana, que empresta frescor e tensão aos vinhos brancos. Enquanto a segunda palestra discutirá sobre Elegância versus Potência – Os dois lados do Alentejo, dos delicados aos robustos, o público poderá compreender o porquê de todos os estilos serem encontrados na região.

Para finalizar a experiência alentejana no melhor estilo português, misturando o samba com o fado, o Wine Festival contará também com shows do carioca Rafael Garcia e do cantor e compositor Pedro Miranda.

Wine Festival Vinhos São Paulo

O ponto de partida desta experiência Alentejana em São Paulo serão as palestras ministradas pelo jornalista Alexandre Lalas. Com o painel Arinto – A eletricidade do Alentejo, os participantes poderão conhecer melhor sobre esta casta tipicamente alentejana, que empresta frescor e tensão aos vinhos brancos. Já no debate Elegância versus Potência – Os dois lados do Alentejo, dos delicados aos robustos, o público poderá compreender o porquê de todos os estilos serem encontrados na região, mostrando que o Alentejo transcende essa experiência. Mas corram que as vagas são limitadas.

Entre uma taça de vinho alentejana e outra (a preços promocionais), os visitantes da Wine Festival de São Paulo terão a oportunidade de conferir também cerca de 100 rótulos de 14 grandes produtores da maior região vitivinícola de Portugal, que poderão ser harmonizados com alguns dos mais badalados nomes da gastronomia paulistana como: Queijo com Prosa, Bar da Frente, Frederic De Maeyer Epicerie, Academia da Gula, Massa + Ella, Aconchego Carioca, Pavão Azul, Rota do Acarajé, La Carioca Cevicheria, Miam Miam, Velho Adonis, Arais do Carlinhos, Boteco do Carmo, Chef Carlos Bertolazzi, Cariri, entre outros que estarão no evento unindo o melhor de Brasil e Portugal. “Nesta primeira edição do Wine festival, fizemos uma seleção de algumas das mais badaladas casas gastronômicas paulistanas para mostrar que a informação e os sabores de Brasil e Portugal com certeza se harmonizam de maneira leve e única”, complementa Maria Amélia.

SERVIÇO

Rio De Janeiro

Wine Night

Data: 13 setembro (sexta-feira)
Horário: 16h – 24h
Onde: Downtown (Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca – RJ)

Wine Festival RJ

Data: 14 setembro (sábado)
Horário: 12h – 24h
Onde: Downtown (Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca – RJ)

São Paulo

Wine Festival SP

Data: 21 setembro (sábado)
Horário: 11h – 18h
Onde: Museu da Casa Brasileira (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – SP)

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

(*) Com informações da CVRA

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta