Workshop do China Trade Center reúne fornecedores chineses e importadores do Brasil e mais 4 países da AL

0

Da Redação

Brasília – Mais de 130 fornecedores chineses e 46 compradores, distribuidores e importadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Peru e Bolívia participaram hoje (15) do “Workshop com fornecedores chineses de Liaocheng”. O evento, de caráter virtual, foi organizado pela equipe da Gerência de Eventos e Relações Internacionais do China Trade Center, integrada por Lina Xu, Heitor Fiorotto e Henrique Reis.

O workshop reuniu representantes de setores industriais específicos e proporcionou aos fornecedores chineses e importadores latino-americanos uma ampla abordagem em matéria de suprimento em autopeças (com foco na linha leve), materiais de construção e ferragens, máquinas e peças industriais, máquinas e implementos agrícolas e têxteis, entre outros.

Segundo Heitor Fiorotto, um dos objetivos do workshop foi a busca de alternativas para o abastecimento do mercado interno brasileiro, principalmente nos setores de autopeças e materiais de construção, nos quais a indústria brasileira carece de insumos na atualidade, problema que tende a se agravar no próximo ano, quando se espera uma forte demanda nesses segmentos com o início da recuperação da economia brasileira no pós-pandemia.

O evento se estendeu das 9h ao meio-dia e foi realizado através de nove salas de vídeoconferências agrupando os fornecedores chineses e os importadores latino-americanos por setor de interesse. Foram duas salas para autopeças, duas para construção, e salas individuais para os setores de maquinário, partes e peças industriais, máquinas agrícolas e têxtil.

O workshop contou ainda com uma sala em espanhol para os participantes dos países de língua espanhola. Todas as salas contaram com os serviços de tradução do mandarim para o português e vice-versa e a sala espanhola teve a interpretação para o mandarim e do idioma chinês para o espanhol

Lina Xu destacou que “o evento transcorreu de forma bastante dinâmica e permitiu que os fornecedores chineses apresentassem os seus produtos e, em contrapartida, possibilitou aos importadores brasileiros e dos países vizinhos buscar informações sobre os produtos de seu interesse. Em cada sala tivemos uma média de 15  fornecedores chineses apresentando os seus produtos, o que proporcionou aos importadores um leque abrangente de opções”.

Henrique Reis, considerou “bastante positiva” a avaliação sobre o evento feita pelos empresários brasileiros, lembrando que “eles destacaram a qualidade dos fornecedores e dos produtos apresentados e consideraram o workshop uma grande oportunidade para ampliar seus contatos com os exportadores chineses. Muitos empresários brasileiros já vendem e distribuem produtos e peças chinesas, porém ainda não realizam importações diretas e o evento contribuiu para que eles se aproximassem dos fornecedores chineses”.

Outro fato destacado por Henrique Reis foi a participação de representantes de Câmaras de Comércio e Associações de Importadores dos países de língua espanhola, que viram no evento uma ótima oportunidade para fazer contatos, conhecer novos fornecedores para repassarem aos seus associados”.

Foi  exatamente o que destacou José Luis Sorogastua, Presidente da Associação de Importadores do Peru. Para ele, o evento foi muito interessante “pois nos permitiu ter bons contatos e certamente os repassaremos aos importadores do nosso país sempre que surgirem as oportunidades”.

Para Franchesco Lopez, empresário boliviano, proprietário da FL Negócios Internacionales, o evento foi excelente em termos de qualidade dos fornecedores e produtos, pois participaram empresas certificadas e que vendem para os principais mercados do mundo, inclusiva algumas delas vendem para a nossa região, foi ótimo conhece-los e trocar contatos.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta